domingo, 23 de maio de 2010

Tutorial: Maquiagem para o dia-a-dia!

   Como nossa editoria dos finais de semana está meio fraquinha (só um post no momento haha), resolvemos trazer algo divertido para nossas leitoras. Conversamos com Bárbara Fernandes, uma amiga especialista em maquiagem, que aliás trabalha em um salão de beleza no Tatuapé. Ela resolveu nos contar alguns dos seus truques para uma make-up perfeita para o dia-a-dia, sem exageros, tudo para que você saia de casa preparada para qualquer situação que apareça!

Primeiro passo: a pele deve estar limpa, portanto use um tônico ou então esses lençinhos demaquilantes, que são super práticos para carregar na bolsa! Nós usamos os lenços da linha Faces da Natura.

Segundo passo: Com a pele limpa, o primeiro produto que devemos passar é o corretivo, pois segundo Bárbara, o corretivo esconde nossas imperfeições e, só depois dele é que devemos passar a base, assim a pele ficará de uma cor só. Além disso, é bom que o corretivo seja mais claro que sua pele, para que a base consiga atuar corretamente.
   No caso da base, para pele oleosa é preferível que se use uma base sem óleo e suave. Não esqueça de passar a base em todos os cantos do rosto, inclusive nas orelhas, na raiz do cabelo e na boca, afinal nada pode destoar da cor da base!
   Quanto ao movimento, Bárbara afirma que o corretivo deve ser passado  com as pontas dos dedos (batidinhas leves), já a base pode ser espalhada com as mãos pelo rosto todo. Usamos o corretivo com disfarce ótico da marca Marcelo Beauty e a base FPS 8 (com filtro solar) da  Natura Aquarela. Ah, não esqueça de escolher os produtos de acordo com seu tom de pele!
   O último produto que usamos para homogênizar a pele é o pó compacto facial. Passamos ele com um pincel, parecido com o que usamos para passar blush. Como a base, devemos passá-lo em todos os cantos do rosto, sem esquecer é claro da orelha e do pescoço! Outro truque que Bárbara nos ensinou é o de deixar pó compacto bem  acumulado abaixo dos olhos, porque se cair um pouco de sombra nesta região fica muito mais fácil de limpá-la!

Terceiro passo: Após a preparação da pele, passamos para os olhos. Bárbara começa esta região com uma sombra clara (pérola, creme, marfim, etc), esta sombra deve ser passada com maior intensidade no canto interno dos olhos.

Quando você terminar a sombra clara, começe a sombra escura (marrom, preta ou grafite). Esta deve ser aplicada da direita para a esquerda do olho ( na parte externa dos olhos). Para que a sombra fique com um aspecto mais profissional, Bárbara nos ensinou a colocar um papel no final dos olhos, alinhado ao final da sobrancellha e passar a sombra escura, assim formará uma ponta. Para suavizar a " ponta " ou arredondá-la, use um pincel limpo na região. 


 
 Passe a sombra clara embaixo da sobrancelha, aproveite e misture ela com a marrom que já esta lá. Não esqueça de esfumaçar as sombras para diminuir a intensidade e suavizar assim a sua make-up fique mais natural!




O resultado será este:



Terminado a sombra, vamos para o Lápis de olho. Faça um traço rente a linha dos cílios e esfumasse ele com um pincel limpo para que não fique tão marcado. Passe o lápis por dentro do olho (na marca d'água) e em cima da pálpebra, bem rente aos cílios superiores. Contorne bem os olhos para que assim pareça que você tem mais cílios! Ah e não se esqueça de colocar um pouco de sombra iluminadora no canto interno dos olhos para abrir o olhar.


O último produto usado nos olhos é o Rímel. Este não possui muitos segredos, basta encaixar o pincel abaixo dos cílios e movimentá-lo para cima mais ou menos em zigue-zague. Assim os cílios ficam separados. Use um pincel curvado e se necessário arrume os cílios rebeldes com o dedo mesmo!
Usamos o novo rímel SuperSHOCK da Avon, que já foi testado por Mariana Dente neste blog.

Quarto passo: Feito isso, vamos ao Pó iluminador que é aquele produto bronzeador. Para dar uma "corzinha" ao nosso rosto! Dê uma batidinhas nas buchechas, queixo, nariz e testa.Depois passe o Blush da cor que preferir (pêssego, rosa, terracota,etc). Um ótimo truque para passar corretamente o blush, segundo Bárbara Fernandes, seria sorrir e passá-lo pela primeira vez, depois soltar o rosto e passar mais um pouco. Esfumasse para diminuir a intensidade e para espalhá-lo na buchecha. Se você deseja afinar o rosto basta passar um pouco de blush no maxilar. Se você exagerar no blush pegue o pó compacto e passe por cima para uniformizar!


 










Quinto passo: O último passo para nossa maquiagem ficar pronta é a boca. É necessário usar um batom de sua preferência e lápis de contorno da mesma cor do batom escolhido. Deve-se passar o lápis bem rente as linhas dos lábios (superior e inferior). Por fim passe o batom, escolhemos o batom tridimensional que tem uma "pontinha", facilitando seu uso, e que possui um efeito de longa duração! Se você adora gloss finalize com um de sua preferência.

Ao final ficará parecido com a make-up desta foto:

 

E aí meninas gostaram das dicas? Se gostaram deem uma olhada no nosso post antigo sobre como fazer um make-up perfeito, com videos de vários blogs que também dão dicas para você fazer uma ótima make-up!

Por: Maria Fernanda Scansani, Mariana Dente e Monica Patente.
Convidada especial: Bárbara Fernandes.

2 comentários:

  1. adorei as dicas e a make ficou maravilhosa,
    abracao.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, espero ter ajudado! O post ficou bem legal com o passo-a-passo ;) Tá bem explicadinho!

    ResponderExcluir